Pequenos Pecados

Palavras, actos, fotos e omissões

Dia 26 de Abril de 1974
Sou um capitão de Abril e ontem fiz história.
Ontem fiz a revolução!
E fi-la para que:
- não haja mais gente pobre de ano para ano.
- seja seguro andar nas ruas de uma qualquer cidade do país a qualquer hora do dia ou da noite.
- não haja ciganos a exigir casas de borla quando eu tenho de pagar empréstimos ao banco e suar cada cêntimo pedido.
- a nossa sociedade, venha a ser uma sociedade equilibrada, e sem gente subsídio-dependente, que vive à custa dos meus impostos.
- o meu país não tenha prisões lotadas com brasileiros, angolanos, guineenses e cabo-verdianos, a quem eu tenha de pagar a estadia e bem estar durante o cumprimento da sua pena.
- haja uma classe política e governos constituídos por pessoas sérias e honestas.
- eu e os meus descendentes possamos ter uma opinião divergente do governo e sejamos livres de a manifestar.
- qualquer funcionário do estado possa opinar e revelar as más práticas existentes sem ser perseguido por isso.
- todos os portugueses tenham liberdade para enriquecer com o fruto de seu trabalho e das suas competências sem se sentirem culpados por serem ricos ou serem penalizados por isso.
- a polícia garanta a minha segurança em todas as ruas e bairros deste país, sem ter medo, e com capacidade para enfrentar gangs e famílias de criminosos, sejam eles pretos, ciganos, subsídio-dependentes ou o raio que os parta.
- ninguém tenha de ocultar as suas qualificações para ter um emprego e viva orgulhoso e de cabeça levantada pelas qualificações que tem.
- os meus filhos possam estudar numa escola onde não existem perseguições, roubos, agressões, assaltos, violações e tráfico, à vista de toda a gente sem que ninguém faça nada para mudar isso.
- o desemprego, a pobreza, a criminalidade e a produtividade, não sejam mascaradas com estatísticas apresentadas e interpretadas por homens falsos e mentirosos.
- Portugal seja um país de referência, de vanguarda e respeitado pela sua capacidade e potencialidade, quer na Europa, quer no mundo.

Dia 26 de Abril de 2009
Sou um capitão de Abril e há 35 anos fiz história.
Há 35 anos, fiz merda!
Hoje olho para trás e vejo que:
- a taxa de pobreza em Portugal aumenta de ano para ano.
- ir à Cova da Moura na Amadora, ao Ingote em Coimbra, ou à Pasteleira no Porto é mais perigoso do que as batalhas que travei no ultramar.
- no próximo mês vão ser executadas mais três hipotecas: a minha e dos meus dois filhos. Lutamos e trabalhamos muito, mas de nada serviu.
- hoje a D. Lurdes telefonou-me do seu novo telemóvel topo de gama... ligou para dizer que tinha visto o jogo do Benfica na SportTV (que tem em casa), e que vai para o Algarve. na próxima semana. Disse-me também que continua desempregada (há 12 anos!), mas que se sente melhorzinha dos calos, apesar de revoltada "com esta merda toda" porque não há maneira de lhe aumentarem o subsídio.
- hoje fiz contas à despesa diária para a alimentação. Concluí que se estivesse preso, comia melhor e não gastava dinheiro. Se calhar, naquela revolução sem tiros e sem sangue, eu devia ter matado alguém.
- a "coisa" do Freeport continua... o sr. presidente do conselho continua a negar tudo, mas já não há como escapar às evidências.
- ontem conheci o Sr. Prof. Charrua. Continua abatido com "aquilo". Pareceu-me um bocado psicótico, pois fala baixinho, está sempre a olhar para os lados e frequentemente refere-se a "eles", como sendo alguém que o persegue... coitado! Se calhar deu em maluco.
- a minha filha está danada! A chefe dela continua a fazer-lhe marcação cerrada desde que se espalhou lá na câmara que ela se tinha filiado num partido (que não é o da chefe, nem o da câmara, nem o do governo)!
- com esta história da crise, o novo slogan do BE é "Quem tem lucros, não pode despedir". Parece que se está a criar uma moda de empobrecimento nacional que possa justificar despedimentos, de forma a que quem tem lucros e capital se sinta mal com isso.
- passaram já vários meses e continuo sem saber se os ciganos e os pretos que andaram aos tiros e que abriram os telejornais (com imagens de tudo e de todos) há uns meses atrás já foram identificados, presos e julgados. Mas li que o polícia que baleou um puto criminoso na Amadora durante uma perseguição foi considerado culpado...
- enviei 79 CV's nos últimos 30 dias... continuo à espera. A minha cunhada não acredita porque diz que um engenheiro tem sempre trabalho, mas foram mesmo 79 CV's...
- a revolta de quem se indignou com a colocação dos miúdos ciganos em salas contentores continua atravessada na minha garganta! Foram esse putos que assaltaram o meu neto e lhe deram uma sova para lhe levarem o telemóvel.
- sinto-me estúpido! não consigo perceber os senhores e senhoras do governo que aparecem na televisão a rebater factos com números. Nada bate certo com a realidade mas como ninguém reclama, se calhar sou eu que não sei nada de nada sobre análise e estatística.
- recebi 4 vezes o mesmo email: os líderes europeus a rirem-se do senhor presidente do conselho à frente das câmaras quando ele diz que Portugal está na vanguarda da tecnologia.

Este diário acaba aqui. Agora vou para a banheira cortar os pulsos e escrever com sangue na parede: "Deviamos ter pensado melhor!" 150 mil vezes!

1 comentários:

jorgefm disse...

Obrigado Nuno pela lucidez. Ao assistir aos festejos de ontem quase me esqueci que afinal este não é o melhor dos mundos. Espero que não se importe de abusivamente o ter referido lá pela pressadechegar.
Abraço